A erva-de-Santa-Maria, também conhecida como mastruz ou chá mexicano, é nativa da América Latina e cresce espontaneamente em regiões de clima tropical e subtropical, podendo ser encontrada em quintais e jardins.
Forma pequenos arbustos. Possui folhas alongadas, bem recortadas, de diferentes tamanhos, e flores pequenas e de cor esbranquiçada.
A erva-de-santa-maria possui um óleo essencial, que confere a essa planta um cheiro forte e bem característico e que tem propriedades antiparasitárias. Ela pode ser batida junto com leite ou usada na forma de chá com o objetivo de combater vermes.
Além disso, ajuda a tratar problemas digestivos, alivia dores e desconfortos no estômago e ajuda no tratamento da gastrite.
Outra importante função da erva-de-santa-maria é ajudar no tratamento de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios.
E como se não bastassem tantos benefícios e propriedades, essa planta ainda auxilia no tratamento de picadas de insetos e feridas, diminuindo o inchaço, aliviando a coceira e acelerando o processo de cicatrização. Para isso, pode ser usada na forma de cataplasma.
E atenção para os cuidados: Essa planta não deve ser utilizada por mais de 7 dias consecutivos e não deve ser ingerida por grávidas, lactantes e crianças de até 3 anos de idade.