Como ter a flor-de-maio repleta de flores

O tema de hoje é um verdadeiro clássico da jardinagem: a flor-de-maio, que deixa o outono mais bonito e florido. Além desse nome, ela ainda é conhecida como flor-de-seda  ou cacto da Páscoa.

E você não ouviu leu errado, não. A flor-de-maio é um cacto e nativo da Mata Atlântica, do sudeste do Brasil. Essa planta costuma crescer em rochas e sobre troncos e galhos de árvores.

De forma geral, a flor-de-maio é uma planta fácil de cuidar, mas a gente não pode esquecer que embora ela seja um cacto, ela é uma planta tropical. Por isso, fique atento às principais dicas para manter a sua flor-de-maio sempre bonita e muito florida:

1 – E já vamos começar falando  sobre a terra do vaso e a frequência da rega, que estão diretamente ligadas. A gente já aprendeu que a flor-de-maio é um cacto, ou seja, ela consegue armazenar água no seu interior, então nada de ficar encharcado o vaso ou regando a sua planta com muita frequência, a flor-de-maio não precisa de tanta água e detesta terra encharcada. 

Regar uma ou duas vezes por semana é o suficiente. E lembre-se, durante o outono, que é a época em que ela flori, as temperaturas tendem a diminuir, portanto, diminua também a frequência da rega. 

2 – Prepare uma terra bem drenada e fértil; se puder, coloque argila expandida no fundo do vaso ou acrescente cascas de pinus na terra para garantir a drenagem da água. E não esqueça os furos no fundo do vaso. 

3 – Sobre a iluminação, a flor-de-seda é uma planta de meia-sombra, ou seja ela precisa de luz para poder florir, mas não gosta de receber luz solar diretamente. Lembra o que eu falei no começo, que ela é uma planta nativa da Mata Atlântica e que cresce nos troncos e galhos das árvores? Pois é, essa planta está acostumada a crescer em ambientes onde ela fica protegida por plantas maiores, cresce sob a sombra de árvores e recebe somente aquela luz difusa do sol. Esse é o ambiente ideal para a flor-de-maio. 

4 – Também é importante mantê-la sempre adubada, para isso você pode usar adubo orgânico como o esterco bovino ou farinha de osso ou se optar pelo adubo químico, o NPK 8-8-8 também é uma boa opção. No verão, reforce a adubação, porque assim, sua planta vai ficar forte e bem florida no outono. 

E por falar em flor, a floração ocorre em meados do mês de maio e início de junho, porque é justamente nessa época que temos a combinação de noites mais longas e temperaturas que variam entre 10 e 15 graus, o que favorece a floração desta planta. Suas flores duram em média de 15 a 20 dias. 

E uma última curiosidade é que em determinados países do hemisfério norte, ela recebe o nome de cacto de Natal, porque é na época do Natal que ela floresce por lá. 

Aqui no Brasil, nós temos também a flor-de-outubro, mas esse é um assunto para outro artigo. Nos vemos em breve!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *