Camarão-amarelo: como cuidar da planta que é um ímã para beija-flores

No começo do ano muita gente gosta de estabelecer metas e fazer pedidos de prosperidade para o ano que se inicia. E quem disse que a jardinagem fica de fora? Algumas plantas são mais procuradas nessa época do ano porque são conhecidas por atrair paz ao ambiente, prosperidade e sucesso nos negócios.

Esse é o caso da camarão-amarelo (Pachystachys lutea), que também é conhecida como camarão-imperial ou camarão-imperador. Ela é uma planta originária do Peru, mas que se adaptou muito bem ao clima brasileiro. E que, segundo algumas culturas, ela também simboliza fartura e atrai dinheiro!

O nome popular é por conta das suas inflorescências que lembram pequenos camarões agrupados. E por falar em inflorescência, vale explicar que a parte amarela não são as flores dessa planta, são pequenas brácteas, ou seja, folhas modificadas, que tem essa cor para atrair polinizadores. 

As flores mesmo, são brancas e surgem no meio das brácteas. Todo esse conjunto faz com que essa planta seja uma das que mais atrai beija-flores! E o melhor de tudo: ela floresce o ano todo!

Se você deseja cultivar a camarão-amarelo ou se você já tem essa preciosidade no seu jardim, saiba que ela é fácil de cuidar. Forma um arbusto que atinge de 60cm a 1,5 m de altura e pode ser cultivada em vaso.

É uma planta de sol pleno, mas também tolera ambientes de meia-sombra. Ela prefere solos mais soltos e bem drenados, de preferência, ricos em matéria orgânica. As regas devem ser moderadas, evitando solo encharcado. A adubação deve ser feita a cada 3 meses e você pode usar húmus de minhoca, esterco bovino ou outro adubo orgânico de sua preferência. 

Para fazer mudas é bem simples porque o camarão-amarelo se reproduz por meio de estaquia, com galhos entre 20 e 25 cm de altura. As novas mudas podem ser mantidas em uma terra de boa qualidade e precisam permanecer sob a sombra por cerca de 15 dias.

Com essas dicas você já pode se preparar para receber a visita de muitos beija-flores aí no seu jardim e quem sabe atrair mais prosperidade e dinheiro? Não custa tentar, ne?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *