As 5 melhores plantas para prevenir e combater gripes e resfriados

Estamos passando por uma onda de gripes e resfriados em pleno verão. De maneira geral, a gripe tem sintomas mais intensos e dura mais tempo que os resfriados. E mesmo não sendo doenças típicas dessa época, é importante ficarmos atentos e cuidar do nosso sistema imunológico. Por isso hoje eu vou te mostrar 5 plantas que vão nos ajudar nessa missão: amenizar os sintomas e ainda por cima, são fáceis de serem encontradas ou cultivadas!

Mas atenção! É importante lembrar que não se deve abandonar ou substituir nenhum tratamento com medicamentos convencionais. As plantas servem como um complemento. 

A primeira planta da lista é a Erva-cidreira (Melissa officinalis), que também é conhecida como cidreira ou melissa. É rica em compostos fenólicos e flavonoides, com propriedades calmantes, relaxantes, analgésicas, antioxidantes e anti-inflamatórias. 

Erva-cidreira

Ela estimula a transpiração, o que ajuda a baixar a febre e eliminar toxinas do corpo. Pode ser usada na forma de chá, infusões, sucos, cápsulas ou extrato natural. Para preparar o chá, basta colocar 1 colher de chá de erva-cidreira seca em uma xícara de água fervente, deixar descansar por 5 minutos, coar e beber ainda morno. 

Lembrando que a erva-cidreira pode ser cultivada em vasos ou canteiros, precisa de pelo menos 4 horas de sol por dia e gosta de terra bem drenada. 

O poejo (Mentha pulegium) é a segunda planta da nossa lista. É da mesma família da hortelã e é cultivada desde a antiguidade por suas características aromáticas e medicinais. É uma planta expectorante, anti-inflamatória e antisséptica, sendo usada principalmente para auxiliar no tratamento dos sintomas de gripes e resfriados, aliviar a tosse e febre e melhorar a digestão.

Poejo

O poejo pode ser consumido na forma de chá, que pode ser feito com as suas folhas, talos e flores, mas também pode ser utilizado na culinária como tempero. Para fazer o chá de poejo, basta colocar 10 gramas de folhas em uma panela e cobrir com 200 ml de água fervente. Abafar, esperar de 5 a 10 minutos, coar e beber ainda morno.

Para cultivar o poejo, saiba que ele gosta de sol pleno ou meia sombra, e a terra deve ser bem fértil, enriquecida com matéria orgânica. É uma planta que adora ambientes úmidos, como beira de rios e lagos e por isso, deve ser irrigada com frequência.

O anis-estrelado é a terceira planta que ajuda a combater gripes e resfriados. É uma especiaria que é feita a partir do fruto de uma árvore de origem asiática (Ilicium verum). A gente encontra essa especiaria normalmente na forma desidratada em supermercados.

Anis-estrelado

Embora o anis-estrelado seja muito utilizado na culinária por conta do seu sabor, ele também apresenta vários benefícios para a saúde. Com propriedades antivirais, o anis-estrelado alivia a congestão nasal, limpa as vias respiratórias e ajuda a eliminar o vírus da gripe. Inclusive, diversos xaropes e remédios são feitos a partir dessa planta, como o Tamiflu.

Pra preparar o chá, você vai precisar de 1 colher de chá de anis-estrelado moído e 250 mL de água fervente. Basta acrescentar o anis-estrelado na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Depois é só coar e tomar ainda morno. 

Lembrando que o anis-estrelado costuma ser confundido com a erva-doce, com o funcho e com o endro. Mas são 4 plantas diferentes e todas elas possuem o anetol, um componente que dá um sabor característico e parecido nessas plantas. 

Continuando nossa lista de remédios naturais, agora vamos falar da planta equinácea, também conhecida como flor-roxa-de-cone ou flor-de-cone. Na verdade, Echinacea é um gênero que possui 9 espécies de plantas. Das 9, 3 são medicinais e usadas para combater gripes e resfriados.

Equinácea

As 3 espécies são Echinacea purpureaEchinacea angustifolia e Echinacea pallida. Elas são parentes da margarida e têm diversas propriedades benéficas à nossa saúde. 

Algumas partes da equinácea, como as raízes, também são utilizadas em comprimidos, tinturas e extratos. Diversos estudos descobriram que a equinácea pode ajudar o sistema imunológico a combater a gripe, alivia tosse e coriza, ajudando o corpo a se recuperar mais rapidamente.

Apesar dos benefícios, o chá pode apresentar alguns efeitos colaterais se consumido em excesso, como náusea e dor de estômago. Isso vale principalmente para pessoas com alergia a outras flores, como margaridas e crisântemos.

Para preparar o chá, basta colocar locar 1 colher de chá da raiz ou folhas da Equinácea em uma xícara de água fervente. Aguardar 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia. 

E pra fechar a nossa lista com chave de ouro, o alecrim, que é originário da região do Mediterrâneo e é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. 

Alecrim

Por ser estimulante, o alecrim é indicado para o alivio da tosse e controle de gripes e resfriados, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas de catarro também são eliminadas pelo alecrim devido à sua excelente ação expectorante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *