Curiosidades e dicas sobre a Costela-de-adão e a Costela-de-eva

Se você gosta de ter plantas dentro de casa, provavelmente tem ou pretende ter uma monstera.

As monsteras – as plantas que pertencem ao gênero monstera – são as queridinhas das florestas urbanas e agora você vai aprender todas as dicas e curiosidades sobre duas espécies lindíssimas.

Elas chamam muita atenção, a Monstera deliciosa e a Monstera adansonii. Não se assuste com esses nomes, eles são apenas os nomes científicos da costela-de-adão e da costela-de-eva, que são plantas muito parecidas. 

Monstera deliciosa

 

Monstera adansonii

São plantas hemiepífitas, ou seja, elas passam boa parte da vida crescendo sobre outras plantas. Por isso é muito comum você encontrar as monsteras enroladas em árvores ou crescendo sobre algum suporte vertical. Elas tendem a ter o crescimento ascendente, encontram algum suporte e crescem em direção ao alto, mas se não tiverem onde se apoiar, podem ser usadas até como plantas pendentes. 

São originárias da América tropical, América do Sul e principalmente América Central e por isso preferem climas quentes e úmidos. Têm o crescimento relativamente rápido e o formato cordiforme, ou seja, em forma de coração e são muito utilizadas como ornamentais por conta da sua folhagem chamativa, cheia de recortes. 

E por falar em recortes, você já pode imaginar qual é a diferença entre elas, certo?

Existem alguns detalhes como o tamanho das folhas, por exemplo. A costela-de-eva ou Monstera adansonii costuma ter as folhas mais compactas que a costela-de-adão, que pode ter folhas enormes. Mas a principal diferença está nas fenestras

As fenestras são as perfurações nas folhas. Tanto a costela-de-adão quando a costela-de-eva tem folhas que parecem rasgadas ou comidas por algum bichinho. São justamente essas perfurações quem tornam essas plantas tão bonitas e atraentes.

Mas a diferença é que na costela-de-adão, as fenestras também começam como pequenos furos e à medida que a folha cresce, os furos aumentam até se rasgarem na borda da folha, que fica com o aspecto de uma costela. 

No caso da costela-de-eva, à medida que a folha cresce, os furos também aumentam, mas não chegam a se abrir completamente; a borda da folha permanece fechada. 

O mais legal é que tudo na natureza tem um motivo e com as fenestras não é diferente. Essas plantas possuem essas perfurações porque são plantas que como você já sabe, crescem enroladas em plantas maiores e desenvolvem folhas grandes.  Então, esses furos e rasgos permitem que a luminosidade chegue até as folhas que estão embaixo. 

Imagina se essas monsteras não tivessem as fenestras. As folhas grandes que estão no alto, iriam fazer muita sombra nas folhas que estão embaixo. Por isso as espécies evoluíram e surgiram os furos para permitirem a passagem da luz, assim como uma janela permite a entrada de luz. E o nome fenestra vem justamente da palavra janela que é finestra em italiano. Incrível, não é?

Se você tem alguma dessas plantas e ela não está desenvolvendo bem e não tem furos, pode ser por 2 motivos: ou ela pode ser jovem demais ainda e suas folhas são muito pequenas ou não está sendo cultivada nas condições ideais. 

Ambas são plantas de sombra ou meia-sombra; não gostam de sol pleno, caso contrário as folhas podem ficar queimadas. É só lembrar, são plantas da América tropical, originárias de florestas e floresta é um ambiente sombreado, úmido e com o solo muito fértil. 

É exatamente disso que elas gostam: de sombra, com muita luz natural; gostam de ficar protegidas do vento, de terra sempre úmida, sem encharcar, ambiente úmido, por isso você pode borrifar água nas folhas das monsteras também e terra fértil, rica em matéria orgânica, em húmus de minhoca, esterco bovino bem curtido, por exemplo.

Uma curiosidade sobre a costela-de-adão, a Monstera deliciosa, é que ela tem esse nome de deliciosa porque ela possui um fruto muito saboroso. É raro de ser encontrado, mas ele existe sim e tem cheiro de tutti-fruti quando está maduro. Mas atenção: ele só pode ser consumido quando está completamente maduro porque é tóxico quando está verde.

Fruto da costela-de-adão

As monsteras fazem tanto sucesso que já são presença garantida em estampas de roupas, almofadas, quadros, peças decorativas e já foi criada até uma hashtag pra ela nas redes sociais que é a #monsteramonday , que quer dizer que toda segunda-feira as pessoas costumam fotografar a monstera onde quer que ela esteja, no mundo todo, e publicam as fotos nas redes sociais usando essa hashtag. 

Se você quiser aprender dicas de cultivos de várias outras plantas ornamentais, conheça o Manual de Cultivo do Mundo Agro clicando aqui: https://go.hotmart.com/A63161666F

 

10 thoughts on “Curiosidades e dicas sobre a Costela-de-adão e a Costela-de-eva

  1. As folhas da minha costela de Adão mas estão em formato de coração .
    Ela recebe um pouco do sol da manhã .

    1. Ana, observe o desenvolvimento dela neste local. Caso ela não esteja crescendo mesmo com todos os cuidados, você pode mudá-la de lugar. Mas lembre-se que as plantas também passam por um período de adaptação. Tenho certeza que a sua vai ficar linda!

  2. Comprei minha primeira costela de Adão comprei na live quando fui buscá-la confesso que não gostei quis até dar a muda para minha irmã sorte minha que minha irmã não quis eu plantei em poucos dias ela soltou uma folha nova linda maravilhosa eu estou amando a minha costela de Adão ficou linda no vaso grande que plantei ❤️

  3. Tenho dois pés que estão enormes. Em um deles tem seis frutos. Não sei se terei coragem para experimentar, caso amadureçam, porque eles estão lá há muito tempo, mas parecem sadios.

  4. Estou tão feliz, hoje notei que apareceu a primeira flor na minha costela de Adão, e já estou ansiosa para experimentar seu fruto, assim que estiver maduro…

  5. Bom dia!! Estou pensando em comprar a planta costela de Adão, tenho um vaso de vidro grande com rodinhas para deixar na minha sala, onde tem pouca luz e sem sol, será que vai dar certo?

    1. Carina, neste caso, a falta de luz pode atrapalhar o desenvolvimento da planta. Todas as plantas, mesmo as que são indicadas para locais sem a incidência direta do sol, precisam de claridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *