5 plantas que purificam o ar

Além de deixar os ambientes mais bonitos e agradáveis, as plantas podem ainda proporcionar outro benefício: retirar impurezas do ar. 

Em 1989, a NASA elaborou um estudo com o objetivo de investigar como a vegetação é capaz de absorver a poluição atmosférica. O resultado foi a descoberta de plantas que purificam o ar e tornam os ambientes internos livres de poluentes altamente prejudiciais à saúde. 

Uma dessas plantas é a Espada-de-são-jorge, que foi eleita pela NASA como a planta mais versátil da lista. Essa espécie suporta temperaturas extremas, tanto no calor, quanto no frio. Além de ser de fácil cultivo, ela libera oxigênio durante a noite e absorve substâncias tóxicas à saúde humana, como o benzeno e o formaldeído.

Espada-de-são-jorge.

 Outra planta que purifica o ar é também um clássico da jardinagem: o Antúrio

Antúrio.

O antúrio também é uma planta fácil de cuidar, ideal para ambientes internos e de meia sombra, sem luz direta do sol. É resistente e permanece florida por bastante tempo. E como se não bastassem tantas características interessantes, durante a pesquisa da NASA, essa planta se mostrou capaz de absorve

A Tamareira-anã, que é da mesma família das palmeiras e é uma planta exótica, também está na lista de plantas que purificam o ar. Como o seu próprio nome diz, ela não cresce muito. É resistente ao frio, e deve ficar exposta ao sol ou à meia-sombra e pode ser cultivada em vasos, o que a torna ótima opção para projetos paisagísticos. 

Tamareira-anã.

A tamareira-anã é capaz de absorver a fumaça do escapamento de carros. Por este motivo, é uma ótima ideia colocá-la na entrada da casa, principalmente em regiões com grande circulação de veículos. 

Outra planta capaz de absorver poluentes é a Aglaonema. Uma planta de porte pequeno e com folhagem exuberante. Uma dica importante pra mantê-la saudável é evitar o acúmulo de água no vaso e em dias muito quentes, borrifar de água nas suas folhas.

Aglaonema.

Outra recomendação importante é evitar colocar a aglaonema em um ambiente com ar-condicionado, pois ela não gosta.

E para encerrar nossa lista de 5 plantas que purificam o ar, temos a Hera-inglesa, que deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, irrigado periodicamente. Esta planta cresce facilmente e é uma excelente aliada na absorção de toxinas.

Hera-inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *