Não confunda a erva-doce

Antes de falar da erva-doce (Pimpinella anisum), vamos falar de uma polêmica no mundo das plantas: muita gente acha que a ERVA-DOCE e o  FUNCHO são a mesma planta. Mas não são! 

A erva-doce, também conhecida como anis, anis-verde ou pimpinela-branca, é nativa Ásia, cultivada em várias partes do mundo e muito bem adaptada aqui no Brasil, principalmente na região sul. 

É uma planta anual, ou seja, ela completa todo o seu ciclo de vida no período de um ano. Pode atingir aproximadamente 50 cm de altura, tem flores brancas e suas folhas se parecem com as folhas do coentro.

Erva-doce (Pimpinella anisum)

 

 

A erva-doce é muito confundida com o funcho porque as duas têm um sabor parecido, que lembra o anis e esse sabor é proveniente do princípio ativo anetol.

É uma planta medicinal popularmente consumida como chá depois das refeições, para melhorar a digestão, possuindo também propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. A parte utilizada para fazer  chá são as sementes secas, que tem sabor adocicado e aroma intenso. 

Semente de erva-doce.

É uma bebida rica em flavoides, ácido málico e compostos bioativos com propriedades digestivas, laxativas e contra gases. O chá da erva-doce também contém grande quantidade de vitamina C e antioxidantes, agentes que protegem o corpo contra a ação de radicais livres e aumentam a imunidade. 

Essa planta é indicada para aliviar gases; melhorar náuseas; auxiliar no tratamento da prisão de ventre; amenizar cólicas; combater má digestão; aliviar dores de cabeça; e ainda tem um efeito ansiolítico, calmante.

Na culinária, a erva-doce pode ser usada em pães e como tempero para carnes. No entanto, a utilização em bolos é a mais comum por conta da combinação de sabores.

Além das propriedades medicinais e do uso culinário, a erva-doce também é utilizada na fabricação de cosméticos. O  óleo essencial de erva-doce pode ser utilizado para produzir sabonetes, hidratantes e perfumes, que ajudam a remover as impurezas da pele e a tratar rugas.

Para quem deseja cultivar a erva-doce, o plantio é feito por meio de sementes que germinam entre 7 a 21 dias. Essa planta deve ser cultivada sob sol pleno ou receber pelo menos, 5 horas de sol por dia. A terra deve ser leve, bem drenada e fértil. A erva- doce não produz bem em solos pobres em matéria orgânica e secos. Por isso, mantenha a terra úmida, mas sem encharcar. 

A colheita das sementes é feita quando a planta começa a secar, o que acontece por volta de 4 meses após o plantio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *