5 motivos para cultivar tomilho

O tomilho é uma planta típica do mediterrâneo, é da mesma família da hortelã, do poejo, do alecrim, do orégano e da manjerona. Inclusive, muita gente chama o tomilho de poejo, mas são plantas diferentes. 

O tomilho forma um arbusto pequeno, de no máximo 30 cm de altura aproximadamente e é uma planta perene, ou seja, é uma plantinha que dura, você pode manter seu pezinho de tomilho por 3 anos ou mais. 

E é aí que começam os motivos para se ter tomilho em casa. Além de ser uma planta perene, que você vai poder manter por vários anos, o tomilho é rústico, resistente. Não é exigente em cuidados e se desenvolve bem até em terra pobre em nutrientes.

O segundo motivo para cultivar essa planta em casa é que ela é muito versátil. O tomilho é uma das ervas aromáticas mais antigas em termos de cultivo com finalidades farmacêuticas. E além de ser uma planta medicinal, é muito utilizada como tempero na culinária para dar sabor e aroma a diversos pratos. É usada também em drinks e até em sobremesas.

A terceira razão para você ter um pezinho de tomilho é que ele é repelente de várias pragas. Portanto,  tomilho, além de ser cheio de benefícios para nossa saúde, ajuda também as outras plantas da horta, mantendo as pragas bem longe. 

Parece até mágica, mas além de repelir pragas, o tomilho atrai os insetos que são benéficos para as plantas, como as abelhas, que fazem a polinização, e principalmente os crisopídeos, que são insetos bem bonitinhos e predadores de pulgões, moscas-brancas e até pequenas lagartas. 

Mas a melhor parte vem agora, o quinto motivo para se ter tomilho em casa é a quantidade de benefícios que essa plantinha pode proporcionar para nossa saúde. 

O tomilho tem propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e neuroprotetoras, por isso ele é usado na medicina tradicional para tratar problemas de saúde como bronquite, tosse ou até mesmo ajudar no tratamento do Alzheimer.

As partes da planta que costumam ser usadas são as folhas, os caules e as flores, que podem ser frescas ou desidratadas (lembrando que fresco ele é mais saboroso). De todas essas partes são extraídas as substâncias ativas e os óleos essenciais da planta.

Além dos benefícios citados, o tomilho é rico em compostos fenólicos  como timol, carvacrol e eugenol , que tem propriedades anti-alérgicas, anti-inflamatórias, anti-trombóticas, cardioprotetoras, vasodilatadoras e antimicrobianas, fazendo dessa planta uma poderosa aliada na prevenção de doenças crônicas.

E além de tudo isso, ainda reduz o cansaço, melhora o ânimo, ajuda a combater a ansiedade e o estresse. O tomilho pode ser usado para esses fins na forma de chá, xarope ou inalação do óleo essencial. 

Conheça o Guia de Plantas Medicinais do Mundo Agro clicando aqui: https://go.hotmart.com/X63165350W

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *