Um guia sobre o Hibisco

O hibisco também conhecido popularmente como vinagreira, azedinha e caruru-azedo, pertence à família Malvaceae. O gênero Hibiscus possui mais de 300 espécies,  a maioria delas nativa da África e Ásia.

No Brasil, o hibisco foi introduzido pelos africanos durante o período da colonização e há registro de aproximadamente 30 diferentes espécies. 

É uma planta bastante popular nos jardins devido à sua beleza e variedade de cores vibrantes.​​​​​​ Possui flores grandes e vistosas, que podem ser de diferentes cores como vermelho, rosa, amarelo, laranja e branco. Essas flores podem durar apenas um dia, mas a planta costuma produzir flores continuamente ao longo da estação de crescimento.

Hibisco ornamental (Hibiscus rosa-sinensis L.)

Os primeiros relatos a respeito das propriedades medicinais e culinárias do hibisco, foram registrados no século XVII. A partir disso, essa planta foi disseminada pelo mundo.

Agora a gente vai aprender a diferenciar as DUAS ESPÉCIES mais conhecidas aqui no Brasil e que são muito confundidas. 

A espécie que é empregada para fins alimentícios e terapêuticos, a Hibiscus sabdariffa L., pode atingir até 2 metros de altura. Tem ramificações na base, hastes avermelhadas, cilíndricas e robustas. As flores são pequenas, solitárias, em forma de taça, de coloração amarelada ou esbranquiçada, com centro vermelho escuro. 

Hibisco comestível (Hibiscus sabdariffa L.)

Essa espécie pode ser facilmente confundida com a Hibiscus rosa-sinensis L., o hibisco ornamental, aquele que a gente tanto vê nos jardins, e que ao contrário da anterior, pode atingir de 3 a 5 metros de altura. As flores podem ser brancas, rosadas ou avermelhadas e o cálice floral é em formato de sino. 

               

Já o hibisco comestível, caiu nas graças dos brasileiros porque possui propriedades medicinais. Ele é rico em antocianinas, cálcio, cobre, ferro, fibras, fósforo magnésio, potássio, vitaminas A, B1, B2, B3 e C.

A parte mais utilizada para fazer chá é o botão floral, mas as folhas também são comestíveis e podem ser utilizadas para fazer salada e as pétalas são utilizadas para fazer geleias, doces e sobremesas em geral. 

Botão floral e hastes avermelhadas (Hibiscus sabdariffa L.).

O consumo dessa planta melhora as atividades digestivas e diuréticas, auxiliando na digestão e reduzindo a retenção de líquidos e inchaços. Também ajuda a controlar a pressão arterial e prevenir doenças cardiovasculares. Fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante, bactericida e anti-inflamatória. Além disso, ajuda  reduzir dores nas articulações e tem efeito calmante, ajudando a diminuir a ansiedade. 

Para fazer o chá, utilize uma colher de sopa de hibisco picado, o botão floral, para uma xícara de água. 

Embora seja uma planta com muitas propriedades medicinais, nada de utilizar em excesso. O uso excessivo pode provocar o aumento do ácido úrico e reduzir a produção de espermatozoides. Essa planta também é contraindicada para grávidas e lactantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *