O jambolão (Syzygium cumini) é uma planta da família Myrtaceae, a mesma da goiaba e da jabuticaba. É conhecido popularmente como jamelão, cereja, jalão, azeitona-do-nordeste, ameixa-roxa, azeitona-da-terra, entre outros nomes.
É nativo da Índia e Sri Lanka, regiões tropicais, por esse motivo, se adaptou muito bem aos solos brasileiros. Mas, antes que alguém se empolgue e queira ter um pezinho de jambolão no vaso, já vou logo avisando: essa é uma árvore frondosa, que pode atingir até 10 metros de altura, deve ser cultivada diretamente na terra, com bastante espaço e muito sol.
A frutificação ocorre de janeiro a maio e os frutos se parecem muito com azeitonas. A cor inicialmente é branca, mas logo ficam avermelhados e depois pretos, quando já estão maduros.
Os frutos têm o sabor levemente adstringente, mas são agradáveis. O único inconveniente é que mancham a pele e as roupas e, quando caem das árvores, podem manchar veículos e calçadas também. Por isso não são indicados para arborização urbana.
Podem ser consumidos in natura ou processados na forma de compotas, licores, vinhos, tortas e doces. Mas o melhor de tudo, é que essa planta é rica em propriedades medicinais e não só os frutos, mas todas as partes do jambolão têm sido pesquisadas e apresentam vários benefícios para a saúde.
Por exemplo, a casca do caule do jambolão apresenta propriedades antiinflamatórias, anticarcinogênicas e auxilia no controle da diabetes.
Os frutos são ricos em minerais, principalmente fósforo e têm grande quantidade de vitamina C. Além disso, apresentam alta atividade antioxidante.
Nosso corpo está exposto diariamente a diversos carcinogênicos que podem levar à ocorrência de mutações no DNA das células e posterior formação de câncer. Os compostos antioxidantes encontrados em algumas frutas como o jambolão ajudam as células do organismo a se protegerem dessas mutações.
O consumo regular do fruto ajuda ainda no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde intestinal e da pele.
Ah! E a semente do jambolão também apresenta atividade antioxidante e superior à polpa e à casca da fruta.
As folhas também possuem substâncias que ajudam no controle da diabetes, regulando os níveis glicêmicos. O extrato das folhas ainda apresenta ação antiviral, anticarcinogênica, antiinflamatória, antibacteriana e antialérgica.
Você conhecia o jambolão? Me conta aqui nos comentários qual planta você quer ver aqui no Mundo Agro!