Plantas suculentas: como cuidar?

Muita gente diz que as suculentas são as plantas mais fáceis de cuidar. Mas não é bem por aí! Elas também requerem alguns cuidados especiais

As suculentas são plantas que tem capacidade de armazenar água nas suas folhas, caules e raízes, por isso elas tem o aspecto túrgido. É daí que vem o nome suculenta. Elas têm essa capacidade de armazenar água porque são originárias de regiões desérticas. Várias famílias de plantas possuem essa capacidade e são consideradas plantas suculentas, como a família dos cactos por exemplo.

Inclusive muita gente tem essa dúvida: cacto e suculenta são a mesma coisa? Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. Várias plantas de várias famílias diferentes são consideradas suculentas. Umas dessas famílias é a Cactaceae, a família dos cactos. Mas existem várias outras famílias de plantas, além da família Cactaceae que também são suculentas. Ou seja, os cactos são sim suculentas, mas existem outras suculentas que não são cactos.

Outra curiosidade sobre essas plantas é que existem suculentas que são naturalmente coloridas. Elas passam por estresses que ativam a sua antocianina, uma substância que vai ajudar a mudar de cor.

Que tal conhecer mais sobre as principais suculentas coloridas naturalmente? Confira o Guia completo que preparamos para você aprender mais sobre esse assunto e deixar as suas suculentas coloridas e super saudáveis.

Guia Completo de Suculentas Coloridas
Guia Completo de Suculentas Coloridas. Clique aqui: http://bit.ly/guia-suculentas-coloridas-2021

 

Agora vamos as dicas para manter a sua suculenta sempre bonita e saudável!

A primeira dica é plantar a sua suculenta em um vaso que tenha furos no fundo. Como a gente já sabe que essas plantas armazenam água nas suas folhas, elas não gostam de terra encharcada e você precisa garantir uma boa drenagem no vaso. Se puder, coloque pedrinhas no fundo dele também pra ajudar no escoamento da água.

As suculentas gostam de bastante luminosidade. A maioria delas precisa de no mínimo 4 horas de sol por dia, de preferência o sol da manhã. Se você mora em apartamento ou em lugar com pouca incidência direta do sol, tente deixa-las perto das janelas, varandas ou qualquer lugar onde recebam o máximo de iluminação possível.

É importante lembrar que tem suculenta que vive na sombra ou à meia-sombra também. Essas espécies costumam ser originárias de regiões áridas e rochosas, cresceram protegidas pelas rochas e por isso não se adaptaram bem ao sol pleno. Uma dica bem legal pra saber se a quantidade de luz que a sua suculenta tá recebendo é a ideal, é analisar o tamanho e o arranjo das folhas. Folhas muito separadas ou com o comprimento fora do comum, indicam que a planta tá em busca de luz, ela tá se esforçando pra alcançar um local onde a luz esteja batendo. Uma suculenta saudável é aquela que tem as folhas juntinhas umas das outras e um tamanho homogêneo entre elas.

Uma grande vantagem das suculentas é que elas não precisam ser regadas com frequência. São as plantas ideais pras pessoas que não tem tempo ou que quase nunca se lembram de regar. O ideal é regar no máximo uma vez por semana e se o clima estiver ameno e a temperatura mais baixa, pode regar a cada 15 dias. Para garantir que a planta não vai morrer encharcada, antes de regar, confira se a terra está realmente seca.

Em relação a adubação, é importante você manter a sua plantinha bem nutrida, por isso você pode adicionar a cada 3 meses, um pouco de húmus de minhoca, por exemplo. Além disso, como a maioria das suculentas gosta de sol, elas precisam de uma dose reforçada de cálcio. Plantas que passam mais tempo no sol, precisam de mais cálcio. Isso vai deixar as folhas e caules mais resistentes.

Um jeito fácil e muito prático de adubar as suculentas com cálcio é usando casca de ovo. Só você separar algumas cascas, lava-las e deixá-las bem sequinhas, depois é só triturar no liquidificador e colocar em volta da planta no vaso ou misturar com a terra.

Uma outra dica importante é ficar de olho nas suas plantas para encontrar possíveis pragas antes que elas se espalhem. As pragas mais comuns das suculentas são as cochonilhas. Elas são insetos bem pequenos, uns pontinhos brancos que se juntam e parecem uma bolinha de algodão. Pulgões também podem aparecer e também são pequenos, então sempre fique de olhos nas suas suculentas.

Se essas pragas aparecerem, é só tirá-las com a ajuda de um cotonete. Mas se elas já estiverem se espalhado, você deve pulverizar a planta 1 vez por semana com um produto natural chamado óleo de neem. Faça isso até as pragas sumirem.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *