O que é Controle Biológico e o Catálogo de Insumos Biológicos

O Manejo Integrado de Pragas é a integração de várias técnicas de controle de doenças e pragas que atacam plantas. E uma dessas técnicas é o Controle Biológico, que como o próprio nome diz, utiliza meios biológicos para controlar as pragas e fitopatógenos.

Esse controle é feito através de outro organismo vivo, que pode ser outro inseto benéfico, um predador, parasitóide, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias, que sejam inimigos naturais da praga alvo.

O controle biológico apresenta diversas vantagens comparado ao controle químico, provando maior eficácia em diversos casos e menor agressividade ao meio ambiente. Trata-se de uma forma de controle que não deixa resíduos no ambiente e permite a colheita contínua, pois não há período de carência após a liberação dos inimigos naturais, protegendo a biodiversidade e evitando desequilíbrios.

A lista de organismos com potencial para serem agentes de controle biológico é grande e nos últimos anos as pesquisas com esses organismos e com a técnica de controle biológico tem aumentado consideravelmente no Brasil com o objetivo de desenvolver bioinsumos à base desses agentes e assim oferecer uma alternativa de controle de pragas segura e eficiente.

Em 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou um programa de incentivo às Biofábricas e ao desenvolvimento de novos bioinsumos e junto a esse programa foi lançado um aplicativo que permite consultar através do celular um catálogo de insumos biológicos registrados junto ao Mapa e indicados para o controle de pragas e doenças de plantas.

O aplicativo se chama Bioinsumos e conta com uma lista de mais de 200 defensivos biológicos. Ele pode ser baixado através dos links:

Google Play/Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.bioinsumos

Link para Apple Store: https://apps.apple.com/br/app/aplicativo-bioinsumos/id1511601228

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *