É provável que você conheça uma fruta chamada jenipapo, principalmente se mora no Norte ou no Nordeste do Brasil. Mas o que talvez você não faça ideia é dos benefícios que ela nos oferece.
Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore de médio a grande porte, que pode atingir de 10 a 20 metros de altura. É uma planta tropical, presente na América Central e do Sul.

Os frutos são grandes, pesam de 200 até 400 gramas, são arredondados, possuem casca grossa e ficam marrom-escuro ou pretos quando amadurecem. A polpa do jenipapo é suculenta, amarelada, fibrosa e possui um sabor adocicado.
Além disso, a polpa e a casca do jenipapo contém um corante natural chamado genipina, que pode ser utilizado para tingir tecidos, alimentos e cosméticos. O corante produz uma coloração azul-esverdeada e quando em contato com a pele fica preto.
Em diversas culturas indígenas esse fruto é utilizado para pintar a pele. Por isso, em tupi-guarani jenipapo significa fruta que mancha.
A polpa é usada também na culinária, podendo ser consumida in natura, ou utilizada no preparo de sucos, doces, sorvetes, licores e geleias. A casca também pode ser aproveitada para fazer chás e tinturas.
Além dessas características, o jenipapo também é conhecido por suas propriedades medicinais e pelos benefícios que oferece a nossa saúde.
É uma fruta rica em vitaminas do complexo B e vitamina C; possui uma boa quantidade de fibras, o que significa que é um ótimo alimento para quem sofre com prisão de ventre. Inclusive, é muitas vezes utilizado como laxante, tamanha a sua eficácia no trato intestinal. Além disso, é rico em minerais, sendo ferro, cálcio e fósforo os mais presentes.
O jenipapo também é rico em flavonoides, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a saúde das artérias, facilitando a circulação de sangue e evitando a pressão alta.
Além disso, o xarope do jenipapo é muito indicado para tratar sintomas de resfriado e problemas respiratórios como bronquite e a asma. Além de auxiliar no tratamento da anemia e da icterícia.
A polpa do fruto ainda verde, é usada para aplicação sobre a pele para aliviar dores nas articulações.
O jenipapo ainda é conhecido por suas propriedades bactericidas, fungicidas, antissépticas e antibióticas. E utilizado para tratar problemas de pele como picadas de insetos e feridas, inflamações, febre e problemas digestivos.
E não é só o fruto que pode ser utilizado, a casca do tronco também é usada para tratar diarreia e o chá das folhas é um excelente vermífugo.
O jenipapo pode ser cultivado em regiões tropicais e subtropicais. A árvore é resistente e se adapta bem a diferentes tipos de solo, preferindo áreas úmidas e bem drenadas. O cultivo pode ser realizado a partir de sementes ou por meio de enxertia. A colheita é feita durante todo o ano, em especial entre os meses de novembro e janeiro.