Gervão ou gervão-roxo, uma poderosa planta medicinal

Gervão, também conhecida como gervão-roxo, gervão-azul, gervão-do-campo ou verbena é uma planta nativa da América tropical e encontrada em quase todos os estados do Brasil. É um subarbusto, bastante ramificado que pode atingir até 1 metro de altura.

Suas flores, de coloração azul arroxeadas, nascem diariamente ao longo de uma inflorescência em forma de espiga. As flores costumam cair no fim do dia, e no dia seguinte a planta floresce novamente. Isso acontece principalmente durante a primavera e o verão. E reza a lenda, que as flores caem porque são comidas por fadas. Por isso o gervão é conhecido também como a planta das fadas!

O gervão é considerado como planta daninha nos cultivos agrícolas, mas é muito utilizado como planta medicinal. Em 1929 já constava na primeira edição da famacopeia brasileira, o Código Oficial Famacêutico do país, onde se estabelecem os requisitos mínimos de qualidade dos fármacos, drogas vegetais, medicamentos e produtos pra saúde.

O gervão tem vários compostos benéficos para o nosso organismo, conferindo propriedades analgésicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, hepáticas, tônicas, diuréticas e cicatrizantes. O chá de gervão é usado pra combater prisão de ventre, dores abdominais e de estômago. Existem estudos científicos que relatam seu efeito na mucosa do aparelho gástrico e também a sua ação antifúngica. A Fiocruz também estuda o gervão para o controle de leishmaniose.

No Caribe e na Jamaica, é muito utilizada contra vermes e parasitas intestinais. E na Índia, o chá das folhas de gervão é usado no tratamento de inflamações reumáticas, febre e desinteria. Mas atenção, essa planta não deve ser usada por gestantes e pode induzir a queda da pressão arterial devido as suas propriedades vasodilatadoras. Pra quem é alérgico ao ácido acetilsalicílico, como a aspirina, por exemplo, também fica o alerta já que o gervão possui uma pequena quantidade de ácido salicílico.

O seu cultivo é simples, é uma planta rústica, por isso, pra quem deseja plantar o gervão, não vai ter dificuldades. Pode ser plantada diretamente no canteiro ou em vasos e jardineiras.

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra. Gosta de solo fértil, bem drenado e não é exigente quanto à rega. O gervão não tolera geadas. Sua propagação é feira por sementes e a planta pode durar mais de 2 anos.

Abaixo, estão os links de alguns dos estudos científicos sobre o gervão:

https://academicjournals.org/journal/JMPR/article-abstract/92392F550188

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0944711304000078?np=y

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *