Pimenta-caiena: a mais medicinal de todas as pimentas

A pimenta-caiena tem esse nome em homenagem à cidade de Caiena, capital da Guiana Francesa, local de sua origem. Muitas vezes, ela é confundida com a pimenta dedo-de-moça, que é muito semelhante na aparência, mas um pouco mais comprida e fina. Além disso, a pimenta-caiena é um pouco mais picante.

Pimenta-caiena

É uma cultura anual e leva de 90 a 120 dias para produzir. De origem tropical, a pimenta-caiena é sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas, por isso é recomendável que se cultive nos meses mais quentes do ano. O solo ideal para cultivo dessa pimenteira deve ser profundo, leve e de fácil drenagem e com boa disponibilidade de nutrientes.


No Brasil, as pimentas, de maneira geral, são produzidas em todo território nacional, com destaque para os estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.  

A pimenta-caiena é um ingrediente versátil, que compõe receitas doces e salgadas. É possível encontrá-la nos mercados em forma de conservas, crua, em pó, em cápsulas e como ingrediente de molhos e sobremesas. E também pode ser usada na forma de chá. Mas o que talvez você não saiba é que ela é rica em compostos saudáveis e pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças. 

Rica em Vitaminas A e C, ela é um alimento que estimula a digestão, além de auxiliar no tratamento da má circulação. Além disso, ajuda no processo de eliminação de toxinas do organismo. Essa pimenta também ajuda a aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, sendo um excelente conservante e tem sido muito usada para impedir a contaminação dos alimentos a partir de fungos e bactérias.

A capsaicina (substância presente nas pimentas, responsável pela ardência e picância) também tem diversos efeitos benéficos ao organismo: auxilia na digestão, melhora a saúde cardiovascular, aumenta a imunidade e ajuda a combater reações alérgicas. Evidências científicas mostram que cremes à base de capsaicina ajudam a aliviar os sintomas causados pela psoríase. 

Por tratar-se de um alimento termogênico, a pimenta-caiena também auxilia na aceleração do metabolismo, o que ajuda o corpo a queimar quantidades excessivas de gorduras. 

Você sabia de todos esses benefícios da pimenta-caiena?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *