Para que serve e como usar a planta canela-de-velho

Prepare-se para conhecer uma planta incrível, a  Miconia albicans, mais conhecida como canela-de-velho ou lacre-branco, maria-branca ou ainda folha-branca. Esta planta é um arbusto, que pode atingir até 4 metros de altura e que é encontrado em todo o Brasil, principalmente nas regiões do cerrado e no nordeste do país. 

Miconia albicans ou canela-de-velho

Antes de entendermos para que serve a canela-de-velho, quem pode e quem não pode usar e como usar, a gente precisa aprender a identificar a planta corretamente. Isso porque o gênero Miconia, o gênero dessa planta, possui mais de 1000 espécies catalogadas e muitas destas espécies são parecidas. Nem todas elas foram estudadas quanto aos seus efeitos benéficos e ainda tem aquelas que são tóxicas ao nosso organismo. 

A verdadeira canela-de-velho tem as folhas verdes na parte de cima e acinzentadas, bem mais claras, na parte inferior. Tem as nervuras evidentes; a folha não é áspera, é uma folha lisa. Muitas espécies desse gênero têm a folha com aspecto peludo, cheia de tricomas, de “pêlos”, o que não é o caso da canela-de-velho.  As flores são brancas e o fruto é pequeno, é comestível e quando ele ainda está verde, ele é roxo, e quando ele está maduro ele fica verde ou azul escuro. O caule dessa planta é acinzentado, e é por isso que ela é chamada de canela de velho. 

Face adaxial (de cima) das folhas.
Face abaxial (de baixo) das folhas.
Frutos ainda verdes.

Esta planta é conhecida pelas suas propriedades analgésicas e antioxidanteS. É rica em substâncias como triterpenos e flavonoides, que atuam diretamente na inflamação e na dor, melhoram a circulação e combatem os radicais livres. 

É usada para aliviar dores nas articulações, como artrite e artrose e ajuda no tratamento de problemas como tendinite, bursite, reumatismo e fibromialgia. E alguns estudos mostram também que ela age na prevenção de problemas cardiovasculares e gástricos. 

A canela-de-velho pode ser usada na forma de chá, tintura, pomada e cápsulas. Independente da forma como é usada, o mais importante é você adquirir a planta ou o produto de um local confiável. Como eu disse aqui, existem muitas plantas que são confundidas com a canela-de-velho, então você precisa primeiro adquirir a planta correta, de forma confiável. 

O chá pode ser feito com uma colher de sopa de folha seca, ou 10 a 15 gramas da folha, para 1 litro de água. O ideal é fazer uma infusão. Para isso, coloque a água para ferver; quando estiver fervendo, desligue o fogo, coloque as folhas e espere de 10 a 15 minutos para tomar. 

Pode beber uma xícara de 2 a 3 vezes por dia e esse tratamento pode durar de 20 a 30 dias. Por que essa cautela no tempo de uso da canela-de-velho? Porque como dito anteriormente, esta planta é muito encontrada no cerrado e o solo do cerrado tem muita concentração de alumínio. E tem estudos mostrando que a canela-de-velho é uma acumuladora de alumínio. O alumínio é tóxico para o nosso organismo. Além disso, em altas doses, elas pode ser tóxica pro fígado e para os rins. Então, nada de excessos. 

Outra informação importante: a canela-de-velho não deve ser usada por grávidas, lactantes e pessoas com problemas hepáticos ou renais. 

✅ Adquira a pomada canela-de-velho com DESCONTO: https://amzn.to/3RJ2UtB

✅ Kit com 4 pomadas canela-de-velho + arnica + cânfora: https://amzn.to/3zhVOpG

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *