Maçãs exóticas e coloridas

Hoje você vai conhecer algumas maçãs bem diferentes e coloridas. Mas será que a diferença está só na cor ou elas têm algo a mais de especial? 

Antes da gente falar dessa novidade, é importante entendermos como elas surgiram, de onde vêm e como estão chegando no mercado brasileiro. 

Essa é a maçã Kissabel. Kissabel é uma marca que identifica as diferentes variedades de maçã de polpa colorida – que varia do rosa ao vermelho intenso. Existe, por exemplo, é a maçã Kissabel Jaune, ela tem a casca amarelada e a polpa rosada. Existem ainda a Kissabel Rouge e a Kissabel Orange. 

Kissabel Jaune

 

Kissabel Rouge.

 

Kissabel orange.

Todas elas foram desenvolvidas em um projeto chamado IFOred, que nada mais é que uma parceria internacional que envolve 14 grandes empresas produtoras de maçã, presentes em 13 países, dentre eles Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, França, Argentina e Chile. 

Esse programa existe há 20 anos e o seu principal objetivo é desenvolver variedades com o visual diferente, como a cor da polpa e da casca, e principalmente, diversidade de sabor e época de colheita. 

Com isso, eles querem expandir o consumo de maçãs por todo o mundo! As maçãs Kissabel que estão chegando aqui no Brasil, vêm principalmente do Chile e da Argentina, os dois países da América do Sul que fazem parte do projeto IFOred. 

A Kissabel Jaune, que tem a casca amarela e a polpa rosada, é deliciosa e conserva por mais tempo. Já a casca e a polpa da Kissabel Rouge são vermelho intenso e brilhante e tem um sabor com notas de frutas vermelhas. E tem ainda a Kissabel Orange, que tem a casca laranja e a polpa vermelha, textura firme; é suculenta e o sabor é bem equilibrado entre alto teor de açúcar e acidez. 

E como as variedades que nós já conhecemos, as maçãs kissabel também são ricas em carotenoides e flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir algumas doenças, como diabetes,  doenças cardiovasculares e Alzheimer.

A maçã é uma fruta com sabor que varia do doce ao ácido e pode ser consumida in natura, e de preferência com a casca. Além disso, também pode ser usada em preparações como sucos ou saladas e as cascas também podem ser usadas no preparo de chás.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *