Melancia amarela: suculenta e nutritiva

A melancia pertence à família das cucurbitáceas; a mesma da abóbora, do melão, do pepino e do maxixe. E para quem não sabe, embora a melancia seja comercializada como fruta, ela é na verdade uma hortaliça-fruto, assim como o melão e o morango.

A melancia é originária das regiões tropicais da África Equatorial e é cultivada em praticamente todo o Brasil. É uma planta anual, de crescimento rasteiro e com várias ramificações.

As cultivares de melancia são várias e as mais plantadas no Brasil são de origem americana ou japonesa. Elas diferem entre si quanto à forma do fruto, a cor da casca e da polpa, a resistência à doenças, entre outros atributos. 

Hoje a gente vai falar de uma dessas cultivares que vem chamando bastante atenção: a melancia amarela. Ela é originária de países de clima mais frio, como o Japão. Por lá, elas ocorrem naturalmente na natureza, mas não são tão doces e crocantes como as tradicionais melancias vermelhas. Porém, são muito ricas em betacaroteno; um pigmento que é precursor da vitamina A e desempenha importantes funções no nosso organismo, principalmente em relação à visão e à imunidade.

Melancia amarela de origem japonesa.

Através do melhoramento genético, pesquisadores da Embrapa decidiram unir os benefícios das duas variedades: a melancia vermelha e a melancia amarela de origem japonesa. E o resultado de vários cruzamentos genéticos foi um fruto cheio de betacaroteno, com alto teor de açúcares, crocante, suculento e mais leve.

Isso porque a melancia amarela aprimorada pela pesquisa tem formato redondo e é menor que a tradicional melancia vermelha. Tem a casa verde clara com veios verde escuros e lisa. E outra característica importante: tem pouca semente.

Melancia amarela de origem brasileira.

Além disso, a cultura tem o ciclo muito rápido, levando em média 30 dias após o plantio para florescer e mais 30 dias pra maturação dos frutos.  E além de produzir mais rápido, o tamanho menor torna esse fruto mais fácil de carregar, cortar e armazenar. Tudo isso tem feito com que a melancia amarela caia no gosto dos brasileiros. 

E para quem ficou curioso e já quer plantar aí no quintal, as recomendações de plantio são as mesmas para melancia comum. Ela pode ser cultivada em diferentes tipos de solos, desde que não sejam muito úmidos. O plantio pode ser feito durante o ano todo, mas evite períodos com temperaturas muito baixas. O espaçamento recomendado é de 2 metros entre linhas e de 0,5 metro entre covas. As sementes podem ser semeadas diretamente na terra, colocando de 2 a 3 sementes por cova. 

Você já conhecia a melancia amarela? Deixa aqui nos comentários o que você achou dessa novidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *