Como cultivar Hoya kerrii, a suculenta-coração

A Hoya kerrii, conhecida como suculenta-coração, planta-coração ou Hoya coração, é nativa do Sudeste Asiático, muito comum na região que inclui países como Camboja, Laos, Malásia, Tailândia e Vietnã. 

É uma planta trepadeira, epífita, ou seja, que cresce sobre outras plantas que são usadas como suporte. É ideal para ambientes internos e pode atingir até 4 metros de comprimento.

Hoya kerrii

Ela é uma suculenta com folhas em formato de coração, e por isso, no dia dos namorados é comum encontrar mudinhas com apenas uma folha para presentear o parceiro.

É uma planta que se desenvolve bem em ambientes bem iluminados; prefere ficar a meia-sombra e as regas devem ser moderadas, já que se trata de uma suculenta. Portanto ela tem a capacidade de otimizar a água que absorve. Então, fique atento, não deixe o solo encharcado em hipótese alguma e só regue a sua Hoya kerrii se a terra estiver completamente seca. Por falar em terra, esta planta precisa de um solo com boa drenagem, leve e rico em matéria orgânica.

Devido ao seu apelo estético, suas folhas são comercializadas de forma individual em pequenos vasos, que acaba servindo como uma muda, porque essa folha brota, emite raízes, novas folhas e acaba formando uma planta completa.

Mas se você não tem muita paciência ou não quer esperar muito, essa é uma planta de crescimento lento, portanto esse não é o melhor caminho para ter sua Hoya kerrii. Fazer mudas a partir de uma única folha, é ainda mais demorado e nem sempre dá certo. O ideal é adquirir a planta com mais folhas, maior e mais desenvolvida. 

Além do destaque para as folhas em formato de coração, outra característica dessa planta que chama atenção são as flores, com formato parecido com estrelas, de cor creme a brancas e com o centro arroxeado. São muito bonitas e têm o aspecto encerado. Esse, inclusive, é o motivo para essa planta ser tão confundida com a flor-de-cera. 

As flores têm um perfume suave e os seus componentes aromáticos são muito usados como fragrâncias de perfumes. Uma curiosidade é que a fragrância vai mudando conforme a idade da planta.

A floração da planta-coração acontece no verão e dura por vários dias. Lembrando que se você adquirir uma muda como essa, a partir de uma única folha, ela vai demorar ainda mais para florir. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *