É provável que você já tenha escutado que as zamioculcas são plantas de sombra. E você sabe porquê? As zamioculcas são nativas da Tanzânia, na África, ou seja, lugar quente, com muitas florestas densas e regiões rochosas. É uma planta que evoluiu protegida por essas florestas e pelas rochas, por isso ela é tão bem adaptada a lugares sombreados.
É uma planta que gosta de ficar protegida. Não gosta de corrente de vento e não gosta de sol. Estes são os principais cuidados que você terá na hora de encontrar o lugar ideal para a zamioculca. Depois de encontrar esse lugar, você não terá mais que se preocupar com ela. Por isso, se fala que esta é uma das plantas mais fáceis de cuidar, de verdade.
Os dois principais erros na hora de cuidar da zamioculca são incidência de muita luz e água demais. É a planta perfeita para quem esquece de regar ou para quem viaja muito.
Tudo isso porque as raízes da zamioculca são chamadas de rizomas, que se assemelham a batatinhas. Tecnicamente falando, o rizoma é um caule subterrâneo. Ou seja, além das raízes, essa planta tem também os rizomas, que ficam escondido dentro da terra. E é nesse rizoma que ela armazena água. Isso mesmo que você leu: a zamioculca tem a capacidade de armazenar água, ou seja, ela é uma planta suculenta.
Essa planta não precisa ser regada frequentemente porque ela consegue armazenar água. Se você mora em uma região muito quente, seca, ou então em épocas muito quentes como o verão, em que as temperaturas ficam mais altas, você pode regar a sua zamioculca a cada 15 ou até 20 dias. Mas se as temperaturas estiverem mais amenas ou clima estiver úmido, ou ainda durante o outono e o inverno, aí você pode espaçar ainda mais a rega e molhar sua zamioculca a cada 6 semanas.
Imagina: qual planta pode ser regada a cada 6 semanas? Ela realmente não dá trabalho nenhum! Para não ter erro, o segredo é sempre conferir a terra antes de molhar. Coloque o dedo, confira se está realmente seca. Se a terra ainda tiver um pouquinho úmida, espere secar, ainda não é hora de molhar.
O segundo erro na hora de cuidar dessa planta é a incidência de sol. Ela não precisa tomar sol. Ela não gosta de tomar sol. Mesmo aquele sol do início da manhã ou no fim da tarde, bem fraquinho. As folhas da zamioculca têm uma tonalidade bem forte e chegam a brilhar. Geralmente, ge-ral-men-te, ta?! (É claro que sempre tem exceções); plantas que tem as folhas assim, são plantas de sombra. Elas são muito eficientes em captar o pouco de luz que recebem e transformar em energia na fotossíntese.
Por isso essa planta tem que ficar em um local que não receba luz direta do sol. Somente a claridade, a luz indireta é suficiente para ela. É claro que tem outros fatores que determinam o bom desenvolvimento da planta, mas quanto a iluminação e incidência de sol, não precisa de se preocupar também.
Quanto ao vaso, dê preferência para os que são feitos de materiais mais porosos ou pelo menos para os que tem furos no fundo. Os furos são imprescindíveis porque você tem que garantir que haja uma boa drenagem do substrato. Lembra que é uma planta que armazena água, então a terra não pode ficar encharcada.
O substrato pode ser substrato típico pra suculentas. Ou então você pode usar uma mistura de terra adubada para jardim com areia de construção, na mesma proporção. Em relação a adubação, essa planta também não é exigente. A adubação pode acontecer a cada 3 meses, usando o adubo 10-10-10. Para quem não está familiarizado com esses números, esse é um adubo chamado NPK = Nitrogênio, Fósforo e Potássio.
É possível encontrá-lo facilmente em várias concentrações diferentes, como por exemplo, 4-14-8, 4-30-16, etc, mas o 10-10-10 é o mais usado pra plantas ornamentais e você encontra em qualquer casa agrícola.
A manutenção dessa planta é super tranquila, até porque ela tem o crescimento bem lento. Então não é preciso ficar replantando com frequência, trocando de vaso, nem ficar fazendo poda. A única atenção que você vai ter com essa planta é porque ela é da família Araceae, ela é parente dos antúrios, da comigo-ninguém-pode, do copo-de-leite. Então, se você cortar essa planta, na hora de fazer mudas, por exemplo, o contato com a nossa pele e com as mucosas pode causar irritação. Cuidado redobrado se você tem crianças e animais de estimação!
E por falar em fazer muda, é muito fácil também. Existem 3 maneiras de fazer mudas de zamioculcas. A primeira delas é através das batatinhas, dos rizomas que estão embaixo da terra. Basta retirar a planta do vaso, separar os galhos e replantar os rizomas. Cada rizoma vai dar origem a uma nova planta. Em 2 meses aproximadamente ela começa a brotar.
Outra maneira de fazer mudas, é através das folhas. E para fazer muda a partir da folha, é só cortar um galho e replantar. Esse processo demora um pouquinho mais para brotar, mas dá certo também. E por último, é possível fazer muda através dos folíolos. Pra isso, basta tirar um folíolo da planta mãe e replantar; isso vai dar origem a uma nova planta. Esse é o processo mais demorado. Pode levar mais de 6 meses. Para acelera, o ideal é retirar o folíolo e deixar dentro de um copo com água até que ele enraize.