O finger lime (Citrus australasica), ou limão dedo, como é conhecido em outros países, é chamado aqui no Brasil de limão caviar. Ele é originário da Austrália, é pequeno, fino e alongado, lembrando os dedos de uma mão.
O nome caviar é porque a polpa desse limão é formada por pequenos gominhos arredondados que lembram às ovas de peixes.
Essa comparação ganha um reforço quando o assunto é o preço. Já que o limão caviar ainda é raro no Brasil e por isso pode ser encontrado por até 2 mil reais o quilo. Além de ser uma fruta rara, outro fator que contribui para o preço elevado é o fato de ser uma planta pouco produtiva. Cada pé do limão caviar produz aproximadamente 800 gramas de fruto por ano.
Na Austrália esse fruto já era consumido há séculos pelos povos aborígenes, mas passou a ser comercializado apenas nos anos 90. A partir daí, o limão caviar começou a fazer sucesso entre os chefes de cozinha do mundo inteiro. O seu sabor suave e refrescante tem ganhado cada vez mais espaço na culinária gourmet.
Uma curiosidade sobre o limão caviar é que ele pode ter cores variadas. Tanto a casca quanto a polpa podem ser laranja, amarelo, verde, vermelho, roxo ou preto. E o sabor não é alterado com a cor.
E por falar em árvore, esse limoeiro tem entre dois e sete metros de altura, tem folhas pequenas, de 6 a 12 cm de comprimento; possui um número muito grande de espinhos afiados, com cerca de 2,0 cm de comprimento, as flores variam do branco ao rosa e dá frutos uma vez por ano.
Já existem plantios comerciais no Brasil, que fornecem essa iguaria principalmente para restaurantes de alta gastronomia e hotéis 5 estrelas.
Lembrando que o limão caviar não é utilizado para sucos ou caldas e sim para finalizar pratos. É usado em pequenas quantidades e por ter um gostinho cítrico e suave, é perfeito tanto pra receitas doces quanto salgadas.