Lentilha combina com ceia de reveillon, diz a tradição que dá sorte. Mas o que você talvez ainda não saiba é que ela também é um alimento nutritivo.
A lentilha foi, provavelmente, uma das primeiras leguminosas a ser cultivada. Ela foi descoberta no norte da Síria, por volta de 10.000 antes de Cristo. É uma planta pequena, trepadeira, que pode atingir até 50 cm de altura. As lentilhas que nós comemos, são as sementes da planta, que crescem em vagens.
A lentilha é normalmente cultivada em regiões de clima temperado. Nos países de clima tropical, o cultivo costuma ser feito nas regiões mais altas onde o clima é ameno.
Gosta de solos férteis, ricos em matéria orgânica e com boa disponibilidade de água, e apesar de não tolerar altas temperaturas, é bastante resistente à períodos de seca. O plantio é feito por sementes e o ciclo da planta pode durar de 3 a 5 meses, dependendo da variedade.
A área cultivada de lentilha no Brasil é muito pequena e se concentra principalmente no sul do país. Por isso, nós importamos quase 90% da lentilha que é consumida aqui, principalmente do Canadá, que é o maior produtor e exportador de lentilhas do mundo.
É um alimento de alto valor nutricional, fonte de proteínas, é rica em ferro e vitaminas do complexo B, por isso auxilia na prevenção e no tratamento da anemia.
É uma ótima fonte de cálcio e magnésio, atuando no metabolismo cerebral e na produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar.
A lentilha também possui fibras insolúveis que ajudam a reduzir e prevenir o colesterol elevado, regular a absorção de açúcares ajudando no controle do diabetes, além de alimentar a flora intestinal e melhorar a saúde do intestino.
A lentilha é ainda uma ótima opção para pessoas com restrição alimentar relacionadas ao consumo de proteína animal e para celíacos ou intolerantes ao glúten.
Embora tenha vários benefícios, o consumo de lentilhas deve ser moderado por pessoas que sofrem com gota ou que têm o ácido úrico elevado, já que é um alimento muito rico em purinas.
Embora a lentilha seja muito nutritiva, ela é ainda relativamente pouco conhecida e a maior parte da população só consome em datas especiais como o reveillon.
Segundo algumas pesquisas, a venda de lentilhas cresce em até 90% no mês de dezembro. Diz o ditado popular que a lentilha simboliza riqueza e traz sorte e por isso não pode faltar na passagem de ano.
Existem várias formas de consumí-la. A mais convencional é cozinhá-la com água até ficar macias sem se desmanchar. Pode ser consumida quente, na forma de sopa, por exemplo, ou fria como salada.
E você, já garantiu a lentilha pra passagem de ano?
A equipe Mundo Agro deseja à todos um Feliz Ano Novo e que 2024 seja muito próspero, com ou sem lentilha!