Existem duas plantas conhecidas como dinheiro-em-penca ou tostão. A primeira delas é a Pilea nummulariifolia. Ela é nativa da América Tropical, é perene, ornamental e atinge de 10 a 15 cm de altura.
Suas folhas são rugosas, lembram as folhas de hortelã e medem de 2 a 3 cm de comprimento. Suas flores são esverdeadas e muito pequenas, por isso, não tem tanta importância ornamental como a folhagem.
Essa dinheiro-em-penca é de rápido crescimento e é adequada para lugares sombreados e úmidos. Por isso ela é muito usada como forração de jardins e canteiros e também como planta pendente em vasos e jardineiras suspensos.
A dinheiro-em-penca não tolera frio rigoroso e geadas. Como eu já falei, ela prefere locais de sombra ou meia-sombra, bem iluminados, mas nunca a pleno sol, pois a incidência direta do sol queima suas folhas.
A terra ideal para cultivá-la deve ser fértil, rica em matéria orgânica e deve estar sempre úmida, mas sem encharcar.
Para fazer novas mudas dessa planta, é muito fácil. Basta cortar pequenos ramos e colocar sobre a terra, nem precisa colocar terra em cima da planta ou enterrar uma parte do galho. Isso porque cada ‘nozinho’ (de onde saem as folhas) presente no caule, é capaz de enraizar e formar uma nova planta só de entrar em contato com o solo. Por isso, basta colocar os galhinhos em cima da terra e esperar que em pouco tempo ela começa a crescer.
A segunda dinheiro-em-penca também é uma planta muito utilizada em paisagismo, tanto como cobertura de solo em jardins e canteiros como também planta pendente, inclusive na decoração de interiores.
Seu nome científico é Callisia repens. Também é originária da América Tropical. É uma planta rasteira, de porte pequeno, pode atingir de 5 a 25 cm de altura. O caule é bastante ramificado e arroxeado. Tem as folhas menores, cerosas e verde-arroxeadas. Suas flores são brancas e também são muito pequenas.
É uma planta muito utilizada como ornamental. A folhagem é densa e forma um verdadeiro tapete no solo ou no vaso. Por isso também é muito usada como forração. Como planta pendente também fica linda e é muito usada em jardins verticais, vasos e jardineiras suspensos.
Essa espécie de dinheiro-em-penca deve ser cultivada a meia-sombra. Quando cultivada a sol pleno, as folhas ficam avermelhadas e podem queimar. E quando cultivada sob sombra, ela perde o aspecto denso, os galhos ficam mais compridos e com menos folhas.
Ela gosta de solo fértil e deve ser irrigada regularmente. Não tolera frio, ventos fortes e pisoteio, pois suas folhas são muito delicadas.
Segundo a crença popular, as duas dinheiro-em-penca tem o poder de atrair sorte e prosperidade para quem as cultivar. E quando a planta é dada de presente, esse poder é ainda maior.