Capim-cidreira: para que serve, como usar e cultivar

O Capim-cidreira (Cymbopogon citratus), que também é conhecido como Capim-limão, Capim-santo ou Erva-prícncipe é  muito confundido com a erva-cidreira. Mas atenção: são plantas diferentes!

Essa confusão acontece porque elas possuem aroma e sabor parecidos, devido ao citral, o principal componente do óleo essencial dessas plantas.

A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma planta rasteira, muito parecida com a hortelã. É de origem asiática e é encontrada também pelos nomes de melissa, cidreira-verdadeira ou apenas cidreira.

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Tem uma terceira planta que também costuma entrar nesse combo e ser confundida, que é a cidreira-brasileira (Lippia alba), que apesar do nome, está presente não só no Brasil como em toda América do Sul. Ela é chamada também de Lípia, Cidreira-de-árvore ou Cidreira-arbusto. Tem folhas menores e com mais tricomas e suas flores são roxas e os galhos quebradiços.

Cidreira-brasileira (Lippia alba)

Já o Capim-cidreira, que é nosso tema de hoje, é uma planta de origem asiática e é maior, uma planta mais robusta, de crescimento rápido e pode atingir até 1 metro e meio de altura. Suas inflorescências têm pequenas flores marrom-avermelhadas, mas o maior interesse no cultivo dessa planta é pelas folhas, que são longas, finas e de cor verde brilhante.

Capim-cidreira (Cymbopogon citratus)

E por falar em folhas, é preciso ter cuidado ao manusear o Capim-limão porque a borda das suas folhas tem cristais de silício. Por isso, as folhas parecem lâminas e podem cortar.

O Capim-cidreira é uma planta que se adapta muito bem em qualquer ambiente. Não é exigente em cuidados especiais, é bastante resistente a pragas e doenças e tolera calor intenso. Mas o melhor de tudo é que se desenvolve bem até em vaso, por isso mesmo que você não tenha muito espaço para cultivar plantas, vai poder ter o seu capim-cidreira.

Para cultivá-la em vaso, o ideal é que ele tenha em torno de 20cm de altura por 20cm de largura. Uma ótima opção é o vaso Decor Urbi. O Capim-limão pode ser propagado por meio de sementes, mas como é uma planta que cresce em forma de touceiras, o jeito mais fácil de fazer mudas é justamente pela divisão dessas touceiras ou também por estacas feitas a partir do caule.

Caule do Capim-cidreira

A terra de cultivo deve ser rica em matéria orgânica e o vaso deve ficar em um local que receba luz do sol por pelo menos 4 horas por dia. A rega deve ser, em média, 3 vezes por semana, mas isso vai depender do tamanho do vaso, da época do ano e da temperatura. Além do mais, se você estiver usando o vaso Decor Urbi, vai poder ficar sem regar até 90 dias porque ele é autoirrigável e facilita sua vida.

Ainda sobre as dicas de cultivo, uma vez por ano, pelo menos; pode ser no outono ou no inverno, faça uma poda drástica no capim-cidreira. Não precisa ter dó não. Essa planta responde muito bem à poda, fica revigorada e cresce saudável e linda!

E por falar em revigorar, todo mundo quer saber se ela faz bem mesmo pra saúde e a resposta é sim! O Capim-limão possui várias propriedades medicinais, sendo utilizado tradicionalmente para aliviar dores de estômago, febres, gripes, resfriados, dores de cabeça, problemas digestivos e como um agente calmante.

Os óleos essenciais do capim limão, como o citral, geraniol, nerol e citronelal, são responsáveis por suas propriedades terapêuticas. Essa planta possui também terpenos, flavonoides e compostos fenólicos e, por isso, tem efeito antioxidante, anti-inflamatório e analgésico. 

O Capim-cidreira é usado principalmente na forma de chá e a sua infusão refresca, alivia o estresse e reduz a ansiedade. Mas além do chá é usado também na culinária, já que suas folhas frescas ou secas têm um aroma cítrico e refrescante, com um leve sabor de limão; por isso são frequentemente usadas para aromatizar sopas, marinadas e peixes. 

Outra forma de uso bem comum é na indústria de cosméticos, na fabricação de perfumes e produtos de higiene e na forma de máscaras calmantes após a limpeza de pele e na vaporização pra dilatação dos poros. Compressas para acalmar e relaxar a pele também são muito utilizadas, mas após fazer esse tipo de aplicação é necessário lavar bem a região e não se expor ao sol para evitar manchas e queimaduras. 

E duas dicas importantes: a primeira é que é melhor colher o Capim-cidreira no início da manhã pra diminuir a volatilização dos óleos essenciais presentes nas folhas. E a segunda é que algumas pessoas podem ser alérgicas a esses óleos, então é aconselhável fazer um teste antes de usar na pele ou de outra forma. 

O Capim-cidreira é uma planta versátil, com muitos usos e benefícios potenciais pra saúde. Vale a pena cultivar e experimentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *