O cambuci (Campomanesia phaea) é uma fruta nativa da Mata Atlântica brasileira e tem origem na região sudeste do Brasil, especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. É encontrada principalmente em áreas de floresta úmida e em encostas de morros.
O Cambuci pertence à família Myrtaceae, a mesma da goiaba e da jabuticaba. É uma árvore de pequeno porte, que pode atingir de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são brilhantes e têm formato oval. As flores são brancas e muito aromáticas.
Mas o que chama atenção mesmo é o formato do fruto, pequeno, arredondado e levemente achatado, lembrando um disco voador. A polpa é suculenta, amarelada e tem um sabor ácido e refrescante.
O cambuci possui grande importância ecológica e cultural. É considerado um símbolo da Mata Atlântica. No passado, era uma fruta bastante consumida e utilizada na culinária local, especialmente na produção de doces, geleias, licores e sucos.
Devido ao desmatamento a disponibilidade dessa fruta reduziu consideravelmente e seu consumo ficou menos comum.
Nos últimos anos, houve um interesse crescente na preservação e valorização do cambuci e a fruta voltou ao foco graças ao seu potencial comercial, ao seu sabor e aroma, que são de outro planeta!
Atualmente, é possível encontrar o cambuci em feiras de produtos orgânicos e em algumas regiões específicas, onde a fruta é cultivada de forma sustentável.
É possível, inclusive, participar da ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI, criada em 2009, no município de Santo André e que engloba também os municípios vizinhos. A iniciativa busca promover o aumento da visibilidade da fruta e de seus produtos derivados.
A ESALQ tem desenvolvido diversas pesquisas sobre a cultura do cambucizeiro, que visam contribuir para a viabilização da exploração comercial dessa fruta, além de mostrar a riqueza de seus nutrientes e suas possíveis propriedades farmacológicas.
Muitos resultados mostram que essa fruta é fonte de ANTIOXIDANTES, VITAMINAS, FIBRAS E SAIS MINERAIS. É rica em vitamina C, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, ela ajuda a controlar o açúcar no sangue e combate os radicais livres que causam doenças e envelhecimento precoce.
O xarope de cambuci ajuda no tratamento de problemas respiratórios, auxilia na eliminação de secreção e catarro, além de promover o alívio da tosse e a melhora do fluxo de ar.
O cambuci também é fonte de betacaroteno, um carotenoide que desempenha um papel importante na saúde dos olhos. E também é rico em ácido carnósico, um neuroprotetor que atua na prevenção da doença de Alzheimer e de outras doenças neurodegenerativas.
Para quem deseja cultivar o cambuci, a planta começa a produzir aproximadamente três anos após o plantio; ela floresce no período de agosto a novembro e a época da colheita varia de janeiro a abril.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre essa fruta tão versátil e surpreendente, visite o site da Rota Gastronômica do Cambuci, onde você encontra curiosidades, eventos, receitas e muito mais!