Qual o significado dos adesivos que vêm nas frutas

Ao comprar frutas, você já reparou que muitas delas vêm com um adesivo? Sabia que esse adesivo tem um significado e que ele pode te ajudar na hora das compras? E se a gente engolir esse adesivo, será que faz mal? 

Embora passem despercebidos pela maioria das pessoas, por meio desses adesivos é possível, por exemplo, rastrear o estoque, identificar a variedade do produto, a forma como foi produzido e até o país de origem. 

Estes adesivos são chamados PLU,  do inglês PRICE LOOK-UP ou simplesmente PESQUISA DE PREÇO POR UNIDADE. Esses códigos PLU são utilizados desde a década de 1990 com a ideia de facilitar o controle de produtos frescos, e foram criados pela Federação Internacional de Padrões de Produtos (IFPS).

Esta organização é formada por grupos e associações de produtores de todo o mundo. Juntos, eles criaram os padrões do sistema PLU para ajudar os supermercados a ter um melhor controle sobre seus estoques.

Um produto só recebe o código PLU depois de passar por um processo rigoroso de aprovação. Como citado anteriormente, esse código permite o rastreamento do produto, sendo muito eficaz em um caso de recall, por exemplo.

Além disso, para as pessoas que trabalham como embaladores e expedidores, o PLU é uma garantia de que os produtos certos chegarão aos clientes e que podem ser gerenciados por meio dos sistemas de estoque e vendas.

Os supermercados também são beneficiados pelo controle através dos adesivos PLU, isso porque as etiquetas têm informações sobre a variedade, o país de origem e o custo ao chegarem às prateleiras.

Com todo esse controle do processo, os produtos são categorizados e vendidos dentro do preço correto, de acordo com as suas especificações. Mas as vantagens não param por aí. Para nós consumidores, essas etiquetas também ajudam de forma muito prática a identificar os produtos. Por meio desses adesivos é possível saber, por exemplo, se a fruta é orgânica. 

Para você entender melhor, existem 3 tipos de rótulos ou códigos PLU para as frutas e legumes e eles têm 4 ou 5 algarismos de identificação:

O primeiro tipo de código tem 5 dígitos e começa com o algarismo 9. Esse código indica que a fruta foi produzida sem o uso de agrotóxicos, não é um organismo geneticamente modificado e é orgânico. 

Adesivo com5 dígitos e que começa com o algarismo 9.

O segundo tipo de código também tem 5 dígitos e começa com o algarismo 8. Isso indica que se trata de um produto geneticamente modificado. 

Adesivo com 5 dígitos e que começa com o algarismo 8.

E por fim, o terceiro tipo de código PLU, que tem apenas 4 dígitos, indicando que o produto foi cultivado de forma convencional, ou seja, com a utilização de defensivos agrícolas. Esse código também pode aparecer com 5 dígitos, mas nesse caso, ele sempre vai iniciar com o 0. 

Adesivo com apenas 4 dígitos.

Além do número PLU, o adesivo também pode ter um código de barras ou um QR code, que ajudam na identificação eletrônica de produtos. E se tiver o espaço, o adesivo ainda pode conter informações do produtor, como marca, região ou país de origem, site, dentre outras informações. 

Mas e se você comer o adesivo da fruta? Não precisa se preocupar, eles são feitos com papel comestível e a cola também é comestível. Seu uso é regulamentado pela agência de saúde dos Estados Unidos, a FDA. Vale lembrar, que embora esses adesivos sejam totalmente comestíveis, isso não significa que devem ser consumidos deliberadamente. Eles são projetados pra serem jogados fora antes do consumo da fruta. 

É importante ressaltar também que os adesivos não são de uso obrigatório e, por isso, nem sempre vemos esse tipo de item nas frutas. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *