Provavelmente você já ouviu falar no famoso licor de cassis. Mas você sabe do que ele é feito? Afinal de contas, o que é o cassis?
Cassis (Ribes nigrum) é uma espécie de groselha, também chamada de groselha-negra. É uma frutinha nativa da Europa, que exige temperaturas baixas e clima temperado para se desenvolver bem, por isso é tão difícil encontrá-la no Brasil.
São produzidas, por ano, aproximadamente 270 mil toneladas de cassis e 70% desse total se concentra em apenas 2 países: a Rússia, que produz apenas para o mercado interno, e a Polônia, que é o maior exportador dessa fruta.
A groselha negra tem sabor forte e amargo. Pode ser consumida in natura, mas é mais apreciada quando utilizada em geleias, sucos, vinhos e no famoso licor de cassis, presente em diversas sobremesas e acompanhamento inseparável do creme de papaia.
A principal região produtora do licor de cassis é a Borgonha, na França. Lá esse produto tem mais de 170 anos de tradição; é feito apenas com frutos macerados em álcool durante 5 semanas, sem adição de aromatizantes, corantes nem conservantes.
Existem várias espécies de groselhas, mas apenas 4 delas são mais conhecidas no Brasil. A groselha negra ou cassis, que é o tema de hoje. A groselha vermelha, nativa da Europa Ocidental, a groselha branca de origem inglesa e a groselha verde nativa do norte da África, Ásia e Europa.
Embora estas espécies se diferenciem de acordo com a origem, características e nutrientes, todas elas podem ser cultivadas da mesma forma.
Como já mencionado, é uma planta de clima temperado, bastante resistente a invernos rigorosos. Embora seja possível plantá-la em climas tropicais, ela não suporta vento direto e nem temperaturas acima de 28 graus. Gosta de solo profundo, bem drenado e rico em matéria orgânica. A adubação pode ser feita periodicamente usando húmus de minhoca e esterco bovino.
O plantio pode ser a partir de sementes ou mudas e deve ser feito no outono ou princípio do inverno. A colheita acontece 3 ou 4 anos após o plantio. A groselha negra, assim como a branca e a vermelha, são colhidas em cachos.
E mesmo depois de processada, ela preserva grande parte dos compostos e nutrientes da casca e da polpa. Essa fruta é fonte de vitaminas A, B, C e E, ferro, ômega 3 e antioxidantes. Estimula o sistema imunológico, age como anti-inflamatório natural e ajuda a proteger de doenças cardíacas e diabetes.
lá professora, muito interessante esse conteúdo, eu não conhecia esses outros tipos de groselha, muito útil. Penzei até que fosse mirtilo, quando vi a imagem.
Olá, Ivanilde! Pois é, parece mirtilo mesmo. Fiquei feliz com sua mensagem. Obrigada pela participação!
Me desculpa, mas a primeira foto não é uma groselha negra, e sim um sabugueiro.
Tem razão, Rodrigo. Os frutos são muito parecidos. Obrigada por nos avisar; já retiramos a foto.