A fruta-iogurte ou araçá-boi, também conhecida como araçá-do-sertão é nativa da região Amazônica e é encontrada principalmente no Peru, Brasil e Colômbia.
Ela é da mesma família da goiaba e da jabuticaba. É uma planta arbustiva que pode atingir até 3 metros de altura. Seus frutos são grandes e podem pesar de 30 a 500g. Quando maduros, tem a casca amarela, aveludada e bem fina. A polpa é bastante ácida, suculenta e tem um aroma marcante.
Mas você deve estar se perguntando o porquê do nome fruta-iogurte. Ela tem esse nome porque quando é misturada com leite, fica com um aspecto muito parecido ao do iogurte industrializado. Para isso, basta batê-la no liquidificador com leite e deixar por uma hora aproximadamente na geladeira. Prontinho, você tem um delicioso iogurte natural!
Por ser muito ácida, a fruta-iogurte é pouco consumida in natural, sendo ideal para o preparo de sorvetes, geleias, iogurtes, compotas, vitaminas, doces, cremes, sucos e polpa congelada. Mas a comercialização dessa fruta ainda é pequena por ser altamente perecível.
Ela frutifica de 3 a 4 vezes por ano com um pico de frutificação mais acentuado de janeiro a março.
É propagada por sementes e se desenvolve melhor a pleno sol. Cresce bem em solos de baixa fertilidade e prefere locais com temperatura média em torno de 25 graus, de clima tropical úmido. O araçá-boi pode produzir logo no primeiro ano após o plantio, mas é mais comum que isso aconteça a partir do segundo ano.
Essa fruta tem alto valor nutricional, contém proteína, fibra alimentar e minerais como cálcio, fósforo e potássio e vitaminas A, B e C. O seu consumo fortalece o sistema imunológico, hidrata o corpo, contribui com o sistema digestivo, auxilia no emagrecimento, tem propriedades anticancerígenas, ajuda a reduzir o colesterol, previne a formação da catarata e auxilia na saúde ocular.
E um detalhe importante: a fruta-iogurte é considerada uma PANC, ou seja, uma planta alimentícia não convencional. As PANCs são plantas com potencial alimentício que são conhecidas apenas em algumas regiões e que não são produzidas em larga escala. Se você quiser conhecer outras PANCs que eu já mostrei aqui no canal, é só clicar nesse card que vai aparecer aqui em cima.